CLAUDIO CAVALCANTI


Ator / Diretor

[24 / 02 / 1940 <==> 29 / 09 / 2013]

Cláudio Murillo Cavalcanti foi um famoso ator e diretor de TV brasileiro, o qual é lembrado pelo público em geral e fãs, através de suas participações em inúmeras produções teatrais, cinematográficas e em telenovelas.

Claudio Cavalcanti também foi um produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e político brasileiro.
Cavalcanti foi considerado um dos mais importantes nomes do cenário artístico brasileiro.
Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradendes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e foi Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.

Carioca, nascido em 24 de fevereiro de 1940, filho de um professor e contador e de uma dona de casa, Cláudio Murillo Cavalcanti sempre soube o que queria da vida.

“Meu interesse pelo teatro veio através do rádio. Quando eu era criança, ouvia muito rádio, radioteatro, com aqueles atores fantásticos.
Quando fiz 13 anos, a tia do meu pai me deu um ingresso para uma matinê da peça Obrigado Pelo Amor de Vocês, na qual trabalhavam atores de rádio.
Foi a primeira vez que fui a um teatro e fiquei absolutamente encantado. Era uma peça de três atos, em que pessoas envelheciam 50 anos, ali, na minha cara.
Meu encantamento foi tamanho que, ao completar 35 anos de carreira, montei essa peça; eu me dei de presente fazer essa peça”, relembra
.


Cláudio Cavalcanti fazia teatro amador na escola, em 1956, quando foi convidado por um amigo para participar de um teste no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia –, que iria montar a peça Nossa Vida com Papai e precisava de um ator jovem, na faixa dos 16 anos.
Era a idade de Cláudio, que foi escolhido, ensaiou e estreou exatamente no dia 13 de dezembro de 1956.
Foi nessa época que conheceu e conviveu com jovens atores, que anos depois seriam admirados nacionalmente, como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Nathalia Timberg.
Na mesma época, começou sua carreira também na televisão, ao ser convidado para atuar no programa João e Maria, na TV Tupi.
O ator perdeu a conta do número de novelas que fez na emissora. “Era tudo ao vivo, segundas, quartas e sextas-feiras.
Trabalhávamos muito”, disse Claudio Cavalcanti.

Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota Cavalcanti, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes.
Ambos eram vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Secretária Municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.
Cláudio Cavalcanti iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos 16 anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédias (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro.

No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo.
Desde então nunca mais interrompeu suas atividades de ator, sempre atuando em Teatro, Televisão e Cinema até os seus últimos dias de vida.
Claudio Cavalcanti tinha em seu currículo 41 peças, 39 novelas e 35 filmes.
Como protagonista, destacam-se entre seus principais trabalhos de tele-dramaturigia: Anastácia, a Mulher sem Destino; Rosa Rebelde; Véu de Noiva; Irmãos Coragem, O Homem que Deve Morrer, Carinhoso, O Bofe, Cavalo de Aço, Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho, Maria Maria, Terras do Sem Fim, Pai Herói, Dona Xepa, Água Viva, Sétimo Sentido, Roque Santeiro, Hipertensão, Lua Cheia de Amor, A Viagem, Marcas da Paixão, Vidas Cruzadas e Roda da Vida.

Em Teatro, entre outros, protagonizou Era Uma Vez nos Anos Cinquenta (Troféu Mambembe de melhor ator), Fernando Pessoa, Bodas de Papel, O Beijo da Louca, Obrigado Pelo Amor de Vocês (peça com que foi contratado para inaugurar o Teatro do Casino do Estoril, em Lisboa), Disque M para Matar, Estou Amando Loucamente, Vida Nova, O Nosso Marido, A Primeira Valsa, Freud e o Visitante, O Mundo é um Moinho, E Agora o que Faço como o Pernil, O Doente Imaginário e, em fevereiro de 2009, Quando se é Alguem, texto inédito de Pirandello.
Como escritor teve 5 livros publicados dentre os quais 3 antologias.
Como cantor foi campeão de vendas como o Long Play "Claudio Cavalcanti" em 1971.

Simultaneamente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade do Rio de Janeiro, pelo então PFL, com a plataforma "Por uma política de respeito aos animais".
Reeleito em 2004, cumpriu dois mandatos.
Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis, consideradas pioneiras em relação a defesa dos direitos animais, entre as quais a que proíbe o extermínio de animais abandonados e introduz a esterilização gratuita como método oficial de controle populacional e de zoonoses.
Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade contra animais e conseguiu a aprovação da lei que proibia a utilização de animais em experiências cinetíficas, recebendo maciço apoio nacional e internacional e criando enorme polêmica.

Posteriormente a Lei foi vetada pelo então prefeito, César Maia.
Em 2006 candidatou-se a deputado estadual, tendo obtido 39742 votos e sendo diplomado em dezembro de 2006 como suplente, durante licença de um dos titulares.
Não conseguiu se reeleger vereador em 2008, porém após a cassação do deputado Natalino, tornou-se titular em definitivo da vaga na ALERJ.
No entanto, ainda não se sabe porque, a assembleia empossou outro deputado menos votado.

Causa da Morte: Claudio Cavalcanti morreu na manhã de 15/04/2013 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, com 73 anos de idade, devido à complicações provocadas por Isquemia.

Obs.: [Isquemia é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos].

Sepultamento:
O corpo de Claudio Cavalcanti foi cremado no Cemitério Memorial do Carmo - Caju - Zona Portuário do Rio de Janeiro.
Av. Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Rio de Janeiro.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Cemitério):
[22°53'18.43"S / 43°13'14.21"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________



Claudio Cavalcanti


Claudio Cavalcanti


Claudio Cavalcanti em Capa de Revista


Claudio Cavalcanti

Velório de Claudio Cavalcanti
(Como Claudio Cavalcanti foi um assiduo defensor dos animais, inclusive em sua gestão política, alguns cães foram levados em seu velório como uma homenagem e despedida por aquele que tanto os defendeu quando em vida).


Placa com informações do velório de Claudio Cavalcanti


Trabalhos:

Claudio Cavalcanti


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com